18/01/2023

Entenda como funciona o tratamento periodontal

O tratamento periodontal é um conjunto de procedimentos para tratar uma doença chamada periodontite. Essa doença afeta e ocorre nas gengivas e é o estágio mais avançado da conhecida gengivite.

Essa doença é perigosa e quando ocorre, precisa ser tratada urgentemente, pois como ela atinge os ossos da boca muito rapidamente, ela também pode ter consequências severas e graves, como a perda de dentes.

Neste artigo, entenda mais como funciona o tratamento periodontal. Continue a leitura deste conteúdo abaixo e confira!

Quais são as causas e os sintomas da doença periodontal?

A palavra periodontia significa em volta (perio) dos dentes (dontia). Essa especialidade é a responsável pelo cuidado e prevenção contra doenças das gengivas e dos ossos que dão sustentação e protegem os dentes.

Muitas pessoas se queixam das gengivas inflamadas, com dor, com sangue após a escovação, esses sintomas podem indicar a presença de gengivite

Os danos da gengivite podem se estender até o periodonto, tecido que fica ao redor da raiz do dente e que o fixa no osso, podendo resultar em mobilidade dentária.

Por isso é fundamental ficar atento às causas, sinais e sintomas dessa doença. Veja abaixo:

Sintomas e sinais
  • Mau hálito;
  • Inflamação gengival;
  • Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação);
  • Gengivas com cor mais escura;
  • Dores.
Causas
  • Gengivite;
  • Histórico familiar;
  • Tabagismo;
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids;
  • Diabetes;
  • Alterações hormonais.

Assim, as doenças periodontais são causadas pela placa bacteriana, uma película pegajosa que se forma continuamente ao redor dos dentes.

O acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes pode avançar por baixo do tecido gengival.

Essa placa pode ser removida através da escovação diária, uso do fio dental e limpeza dentária de rotina, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças e reduzir a chance da necessidade de um tratamento periodontal mais complexo.

Como funciona o tratamento periodontal?

Agora que já se sabe quais são os sinais, sintomas e causas da doença, vamos entender mais sobre como funciona o tratamento periodontal.

Um dos métodos de tratamento mais utilizados é a raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Depois da raspagem e do alisamento, normalmente é iniciado um tratamento com medicamentos antimicrobianos, para ajudar na eliminação completa das infecções.

O tratamento periodontal pode ainda, ter o auxílio do laser, para auxiliar na cura gengival.

Outra forma de tratamento é a terapia medicamentosa, que envolve a administração de medicamentos sistêmicos e locais.

Além disso, o tratamento periodontal cirúrgico ocorre quando há a necessidade de remoção de placa bacteriana e tártaro, que não puderam ser removidos nas terapias não cirúrgicas, a reconstrução do tecido gengival e a redução da profundidade das bolsas.

Os procedimentos cirúrgicos regenerativos, como os enxertos ósseos e os enxertos gengivais, são realizados para regenerar o osso e o tecido perdidos em caso de destruição do osso pela doença periodontal.

Assim, muitos casos graves podem ser revertidos por meio da regeneração do tecido e dos ossos que foram perdidos.

Precisando realizar um tratamento periodontal?

Agora que você já sabe mais sobre o tratamento periodontal e está procurando profissionais aptos e especialistas, conte com o Dr. Isaac e sua equipe!

Aqui na clínica, utilizamos a raspagem com ultrassom como método de tratamento periodontal, pois ela remove o tártaro sem precisar fazer força, para que o paciente tenha uma experiência mais confortável durante o seu tratamento.

Fale com quem entende do assunto, entre em contato e agende agora mesmo sua avaliação!