06/01/2023

Veja o que é, como tratar e quais os sintomas de gengivite

Você já deve ter ouvido falar na gengivite, né? Ela é uma inflamação que ocorre na gengiva e que é causada por placas bacterianas. Mas, você conhece quais são os sintomas de gengivite?

Pelo fato dessa inflamação ser indolor, os sintomas acabam sendo leves e, por consequência, muitas pessoas acabam não sabendo que a têm.

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor sobre o que é, como tratar e quais são os sintomas da gengivite. Continue a leitura abaixo e confira!

O que é gengivite?

Antes de sabermos quais são os sintomas de gengivite, vamos primeiro entender o que é e como tratar essa inflamação.

A gengivite é, como já citamos acima, uma inflamação que afeta a gengiva e que, se não tratada, pode acabar comprometendo os dentes.

Essa inflamação é causada por meio das “famosas” placas bacterianas, também de biofilme, que é uma camada de película bem fina que adere à superfície dos dentes.

E após isso, deposita-se no sulco gengival, que é aquele espaço em que o dente encontra a gengiva, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada.

Quais são os sintomas de gengivite?

Os sintomas de gengivite se baseiam principalmente em:

  • Gengiva vermelha;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão ao redor do contorno dos dentes;
  • Recuo ou retração da gengiva;
  • Sangramento espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental.

Além disso, outros sintomas da gengivite podem ser o mau hálito frequente ou o gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

A doença ainda pode acarretar na formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.

Vale ainda destacar ainda que, entre os sintomas da gengivite, a dor é uma queixa pouco presente nos pacientes, mas, corre o risco de acontecer.

Como tratar?

A gengivite pode ser tratada e diminuída através de uma escovação bem feita e adequada, juntamente com o uso constante do fio dental.

Em alguns casos, é necessário realizar uma raspagem na parte inferior e superior da gengiva com aparelhos específicos, como o ultrassom, por exemplo, para eliminar os focos de infecção e as placas bacterianas ainda existentes.

Já em outros casos, pode ser preciso a prescrição de antibióticos e anti-inflamatórios, assim como, em casos mais graves em que outras opções de tratamentos não estão fazendo efeito, é indicada a cirurgia periodontal.

Como prevenir a gengivite?

Há algumas maneiras e métodos que você pode utilizar para evitar que surjam os sintomas de gengivite, como:

  • Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
  • Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
  • Evite alimentos e bebidas doces, especialmente se não tiver a chance de escovar logo os dentes;
  • Escove sempre os dentes antes de deitar, mesmo que já os tenha escovado depois das refeições;
  • Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
  • Faça visitas regulares ao dentista e sempre que notar mudanças no aspecto de sua gengiva.

E lembre-se: a qualquer sinal de sintomas, procure imediatamente um especialista para avaliação e o devido tratamento.

Atuando desde 2017, a nossa clínica investe no que há de melhor em estrutura, tecnologia e bom atendimento como diferenciais.

Portanto, entre em contato com o Dr.Isaac e sua equipe e agende hoje mesmo seu horário!