23/12/2022

Limpeza dentária: importância e benefícios para a saúde bucal

Realizar uma limpeza dentária é, além de cuidar da sua saúde e higiene bucal, investir no seu sorriso, podendo deixá-lo ainda mais lindo e livre de quaisquer sujeiras.

Ela é conhecida como limpeza profilática e é extremamente necessária para o bom funcionamento e higiene da boca.

Vale destacar que a limpeza que realizamos no consultório não é a mesma que você faz na sua casa, por isso, a importância de ir anualmente ao dentista para uma consulta e poder realizá-la corretamente.

Continue a leitura deste conteúdo abaixo e saiba mais sobre a importância e os benefícios da limpeza dentária para a sua saúde bucal!

Qual a importância da limpeza dentária?

A limpeza dentária é muito importante para manter a saúde bucal e higiene da sua boca e dentes, mas, também é fundamental para prevenir algumas doenças, bactérias e infecções.

Mesmo com todos os nossos hábitos diários, como escovação, enxágue e até fio dental, podem ficar ainda restos alimentares e surgir bactérias que se acumulem entre os dentes ou gengiva, formando o famoso tártaro dental ou as placas bacterianas.

A limpeza profilática é diferente da limpeza diária feita em casa, pois é realizada por um profissional especializado com materiais e produtos específicos.

Para que sejam prevenidas todas e demais doenças e bactérias, é muito importante que você vá ao dentista ao menos uma vez no ano para realizar a limpeza dentária e manter a saúde da sua boca e dentes em dia.

E quais são os benefícios?

Agora que já sabemos mais sobre a importância da limpeza dentária, vamos compreender mais sobre os benefícios de fazer esse procedimento em consultório odontológico e evitar tratamentos caseiros vistos na internet.

Confira abaixo, alguns principais benefícios de realizar a limpeza dentária!

Evita e diminui surgimento de cáries

O primeiro benefício da limpeza dentária é que ela diminui o risco de cáries nos dentes, sendo um tipo de deterioração ou desmineralização dos dentes provocados por bactérias específicas, cuidar e evitar que ela chegue até os dentes é muito importante.

Por isso, o papel da limpeza para o combate da cárie é essencial. A limpeza dental é um dos melhores mecanismos para manter a saúde do seu sorriso em perfeitas condições.

Evita diversas doenças gengivais e dentárias

Como citamos anteriormente, a limpeza profilática pode evitar que ocorram diversos tipos de doenças tanto dentárias como gengivais, afetando a saúde da sua boca e podendo prejudicar seus dentes.

Todas essas doenças podem ser evitadas com a limpeza, além de oferecer como benefício a saúde integral dos dentes com uma boca mais saudável e a possibilidade de se afastar doenças mais sérias como problemas cardíacos, diabetes, infecções pulmonares, entre outras.

Sua boca livre de odores

Outro benefício de realizar a limpeza dentária ou também chamada de limpeza profilática é o fato dela deixar sua boca mais livre de qualquer odor, pois quando feita a higienização em consultório com periodicidade, é feita a remoção de diversos resíduos que são causadores da causa de mau hálito bucal.

Assim, podemos ver que, optar por ir ao menos uma vez por ano ao dentista para fazer uma boa limpeza dentária em nossos dentes, não só traz diversos benefícios como também previne nossa boca e dentes de diversas doenças.

Por isso a importância e cuidados para fazer a limpeza no consultório, com um especialista e não com tratamentos caseiros que podemos ver em vídeos espalhados por aí na internet.

Devemos lembrar que nosso sorriso é muito importante, é ele que é a nossa porta de entrada, nossa vista mais completa e especial.

Conte com quem vai cuidar de você e de seus dentes, conte com o Dr. Isaac e sua equipe!

Aqui, a higienização bucal realizada pelo dentista, remove manchas e placas bacterianas, dificultando o aparecimento de cáries, além de você ter um atendimento todo personalizado com especialistas que realmente entendem do assunto.

Entre em contato conosco e agende hoje mesmo sua avaliação!